Você sabe como é fabricado o compensado?

Podendo ser utilizado de diversas maneiras, o compensado está muito perto de nós, em móveis, tapumes ou em caixarias de construção. Mas você sabe como ele é fabricado?

O compensado é uma placa de madeira feita com lâminas retiradas do troncos das árvores. As camadas são coladas umas em cima das outras e compactadas em altas temperaturas formando a chapa de madeira. A principal característica dos compensados é sua elevada resistência. Ele é usado como tapumes de construções, na fabricação de móveis, carrocerias de caminhões, assoalho de container, embarcações para navegação, caixaria de construção e ainda como isolamento acústico.

Bituruna, cidade que fica a 135 quilômetros de Guarapuava, possui cerca de 75% de sua economia baseada na madeira. Há varias indústrias desses seguimentos na cidade e entre elas está uma fábrica de compensado naval. Segundo um dos proprietários Anderson Coloda, o que diferencia esse tipo de compensado dos outros é a cola utilizada, o tipo de secagem feita na madeira e as lâminas que compõem a sua construção (madeira de lei, eucalipto e pinus).

O que poucos sabem é que o processo de compensado é muito longo, possui diversas etapas e cada uma delas tem sua devida importância para garantir a qualidade de um bom material no término do processo.

Acompanhe como é o processo de fabricação do compensado:


1. A madeira é extraída do meio ambiente.

2. Após a retirada é feito o corte, pré-definido, do tronco das árvores.

3. A madeira já cortada é levada de caminhão até a fábrica.

4. Os troncos são empilhados em cima de uma plataforma onde será feito o processo de cozimento.

5. Embaixo das toras há um cano furado, que libera o vapor. Coberta pela lona, a madeira fica 12 horas cozinhando no vapor, para que ela fique mais mole e assim ganhe mais qualidade.

6. Após o cozimento, os troncos são retirados de baixo da lona e são levados para outro ambiente onde possam esfriar e descansar.

7. Depois do descanso, a madeira é levada até a primeira máquina já dentro da fábrica.

8. A tora é colocada na máquina, chamada torno, onde será descascada e laminada.

9. A tora é primeiramente descascada.

10. Já sem cascas, o tronco é laminado.

11. O miolo não é aproveitado nessa fábrica, ele é vendido para outra indústria.

12. A lâmina fica aguardando empilhadas até ser levada ao secador.

13. O secador é uma máquina que retira a umidade natural da madeira e a que restou do processo de cozimento.

14. Após passar pela máquina, a madeira será empilhada.

15. As lâminas ficam empilhadas para que possam esfriar. A madeira fica de três a quatro dias armazenada até que possam ser utilizadas na próxima etapa, a colagem.

16. Após a lâmina estar fria, ela é levada até o setor de colagem. A primeira etapa é a passagem de cola feita por uma máquina chamada passadeira. Um rolo superior e outro inferior são os responsáveis por espalhar a cola.

17. Quando a cola já foi espalhada por toda a lâmina, é feita a montagem do compensado manualmente, onde são colocadas várias camadas. As peças são colocadas em sentidos diferentes, fazendo a amarração dos veios da madeira, uma no sentido horizontal e outra na vertical.

18. Quando a montagem está feita, a chapa passa pelo processo de assemblagem. Neste processo, a camada que tem cola vai transferir e compactar as lâminas que não tem cola. A assemblagem nada mais é do que um esmagamento da chapa antes do próximo processo, a prensagem.

19. Agora a chapa é colocada na prensa, onde cabem 15 chapas por prensagem. Essa máquina transfere calor, a 135°, para todas as camadas de lâmina. A chapa fica na prensa um minuto por milímetro de espessura.

20. Após a prensa aberta, as chapas são retiradas e ficam no estoque esfriando.

21. Quando já estiver fria, a chapa que saiu bruta da prensa vai para o processo de esquadrejamento. A madeira é colocada na máquina chamada de esquadrejadeira para que seja cortada.

22. Não há apenas um tamanho de corte. Existem medidas pré-definidas que são feitas de acordo com o pedido do cliente.

23.Depois de o corte estar finalizado, a chapa vai para o lixamento e acabamento. Esse é o processo final e corrige as imperfeições que ainda ficaram na madeira.

24. Quando a passagem pela lixadeira está completa, a chapa é empilhada, enfardada e armazenada no estoque.

25. No estoque as madeiras ficam aguardando a expedição, onde serão carregadas e enviadas para os clientes.

26. Todo esse processo só é possível por causa do material combustível utilizado, o calor. Essa indústria possui uma caldeira que é alimentada por troncos de árvores que não apresentavam grossura suficiente para serem laminados.

27. Outro material utilizado é a casca do tronco que também é retirado no processo de laminação.

Fotos: Karoline Fogaça

Spread the love

One thought on “Você sabe como é fabricado o compensado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *