Pallets de madeira: ideias para criar seus móveis

Com a busca por um mundo mais sustentável, a reutilização de materiais tem se tornado uma realidade cada vez mais comum na arquitetura e no design de interiores. Mas não pense que o reaproveitamento vai deixar a sua casa com cara de velha, pelo contrário! Queridinho entre os que seguem tendências de decoração, os pallets de madeira são uma boa forma de começar a aplicar esse pensamento e estilo ecológico. Além de serem fáceis de encontrar, a vantagem desse material está justamente na versatilidade, já que pode ser utilizado com diferentes funções.

>> Atenção: caso opte por reaproveitar os pallets encontrados em feiras, lembre-se que a madeira deve ser impermeabilizada para que não apodreça ou empene. Também é importante lixar a peça para evitar que alguém se machuque com pequenas farpas.

Camas e sofás podem ter o tamanho que você deseja

Você pode olhar para um pallet e ver somente um estrutura de madeira, mas saiba que é possível aproveitá-los de diversas maneiras na sua casa. Nos quartos eles podem servir como substitutos do estrado da cama, com a opção de ficarem aparentes ou não. Tudo vai depender da forma que você vai deixar a arrumação do ambiente. Mas se você não tem medo de ousar, que tal utilizar os pallets no lugar da cabeceira? Essa alternativa criativa vai deixar o seu quarto com uma decoração mais do que original.




Essa ideia de utilizar o material como substituto do estrado pode ser aplicada em outros locais da casa. Na sala, por exemplo, eles podem servir para criar um sofá. Basta colocar algumas almofadas quadradas, do tipo futons, que tenham a medida exata do estrado e pronto! Você acaba de criar um móvel personalizado, com o tamanho que a sua sala comporta.

Pallet pode se tornar uma mesa de centro


Com um pouco de bricolagem você pode acabar economizando um bom dinheiro com o seu pallet. Se ele for um pouco mais comprido, pode muito bem se tornar uma mesinha de centro, que pode ficar tanto na área interna ou externa da casa. Para isso, basta instalar algumas rodinhas, ou mesmo pés, para que fique na altura desejada. Também é possível utilizar duas peças e colocá-las uma sobre a outra com alguma divisão, que pode ser madeira, pedra quadrada ou outro material sustentável. Assim, você terá um espaço para guardar revistas e outros objetos. Para completar, um vidro na parte superior permite não só que os seus pertences guardados sejam vistos, como também que a área fique liberada para posar itens de decoração.

Paredes com pallets utilizam espaços mal aproveitados


Que tal aderir ao estilo vertical com os pallets de madeira? Se você tem uma parede inutilizada, essa pode ser a solução ideal para dar mais vida e cor à sua casa. Com a instalação de pequenos suportes é possível colocar alguns vasos de plantas e criar uma área verde dentro de casa mesmo sem ter espaço para um jardim de inverno. A solução também se aplica a outros ambientes, e funciona perfeitamente em varandas pequenas, por exemplo.

Não tenha medo da criatividade na área externa

Madeira e jardim combinam, e muito! É claro que você pode aproveitar uma das sugestões já citadas, como montar um sofá personalizado ou uma mesinha de centro em um local para receber os amigos. Mas o uso do pallet vai além. Já pensou em utilizá-lo para guardar a sua bicicleta? Basta o vão entre uma madeira e outra ter espaço para colocar o pneu que você nunca mais terá que apoiar a sua bike na parede. E se você tem filhos e conta com um amplo jardim, por que não utilizar os pallets em soluções criativas? Os estrados podem virar assento para balanço ou mesmo servir como matéria-prima para a construção de uma casinha. O mais importante é sempre deixar a imaginação falar mais alto e não ter medo de ser criativo.

Do Blog Leroy Merlin
Imagens: Pinterest

 

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *